Fórum Interno
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Interno


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Revisão da Carta de Serviço

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
CamilaCruz

CamilaCruz


Mensagens : 192
Data de inscrição : 07/06/2017
Idade : 25

Revisão da Carta de Serviço  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão da Carta de Serviço    Revisão da Carta de Serviço  EmptySex 01 Fev 2019, 14:22

De modo geral, em todos os serviços devemos nos atentar se existe professor que consiga nos orientar e que tenha o interesse e, se conseguimos obter recursos materiais com a UFV quando necessário.
Outro ponto é de entender qual o objetivo do serviço e se ele se aplica ao mercado de nossa região.

Análise de Solo
Concordo e devemos nos atentar a finalidade, pois acredito que deva ser serviço com um foco em geotecnia ambiental.

Captação de Água da Chuva
Viável.

Análise Pluviométrica
Depende, pois ao meu ver esse projeto vai estar acoplado a outro, ou seja, que ele é necessário para a realização de outros projetos. Mais uma vez, temos que entender como ele se aplica no mercado e seus recursos necessários.

Soluções em reaproveitamento e reuso da água
Viável. Acredito que podemos separar em categorias (ar condicionado, máquina de lavar e etc) até entender e construir a forma de oferecimento e realização desse serviço.

Laudos Técnicos Ambientais e Estudo de Impacto de Vizinhança
Depende de legislação e de ART. Assim como falei antes, devemos entender em quais áreas conseguimos atuar. Por exemplo Laudo que envolva fauna e flora, não é viável, pois não temos nenhuma base para tal.

Biodigestor
É um serviço oferecido pela agrijúnior e voltado para questões agrícolas.
Ir para o topo Ir para baixo
Karen Braathen

Karen Braathen


Mensagens : 897
Data de inscrição : 08/08/2013

Revisão da Carta de Serviço  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão da Carta de Serviço    Revisão da Carta de Serviço  EmptyQua 30 Jan 2019, 10:57

Ok, vamos lá!

Dei meus pitacos e no final classifiquei a dificuldade como baixa, média, ou alta, de acordo com meu achismo mesmo. Discordem à vontade, é bom discutir sobre.

Análise de solo

Acho super viável, desde que a gente levante direitinho quais parâmetros conseguimos avaliar, pra saber de imediato se fazemos ou não. Então tem que levantar laboratórios (UFV e Viçosa), preços, prazos. Tem que fazer um estudo sobre isso, e ver alguém pra assinar o laudo.

DIFICULDADE BAIXA.

Captação de água de chuva

Acho legal, mas temos que levar em consideração o fato que estaríamos vendendo o projeto (planta, material descritivo) mas que nós não faríamos a parte de instalação/construção. Isso tornaria o projeto um pouco mais difícil de vender, creio eu.

Outra coisa! Se me lembro corretamente o básico de um projeto desse, não é tão simples quanto pensamos. Tem que ver a área de contribuição, calcular a vazão que isso daria para então dimensionar as calhas, tubulação e o reservatório. Isso levaria uns cálculos de hidráulica, mexendo com perda de carga, que pode complicar um pouco - não é todo mundo que conseguiria fazer um projeto desse, precisaria de membros mais à frente do curso, na minha opinião.  Tem, também, que considerar o uso que a água vai ter, se vai precisar de um filtro, etc.

Mas acho que é um projeto que, depois de estruturado, seria fácil reproduzir. Esses cálculos podem ser colocados numa planilha, e os cálculos feitos automaticamente. Mas teria que ter um POP/IT/Manual bonitinho sobre como usar a planilha, pra essa informação não se perder.

DIFICULDADE MÉDIA.

Análise Pluviométrica

Nunca tinha ouvido falar, mas pelo nome dá chutar o que é.

Bem, se for analisar dados pluviométricos já coletados e confeccionar um laudo, acho viável.

Se for instalar o equipamento, coletar os dados e depois fazer o laudo, temos que pensar. Se me recordo corretamente da disciplina de meteorologia, o equipamento pra medir a quantidade de chuva não é lá muito complexo, mas definitivamente não me pareceu portátil. Teríamos que ver no DEA se eles emprestam equipamento, ou ver onde que poderíamos encomendar/alugar o equipamento.

E, novamente, temos que arranjar um profissional pra assinar esse laudo.

Sugiro conversar com o professor Marcos do DEA, ele leciona a disciplina de Meteorologia e é absolutamente fenomenal na sua área de atuação (ele faz parte do quadro do IPCC, galera, ele manja muito!).

MARCOS HEIL COSTA

Email:mhcosta@ufv.br

Telefone:(31) 3899-1899

DIFICULDADE MÉDIA. (dificuldade alta se a gente tiver que arrumar os equipamentos)

Soluções em reaproveitamento e reuso da água

MUITO viável, e MUITO fácil de reproduzir depois de estruturado. Podemos fazer pra escala doméstica (máquina de lavar) e estudar possibilidades pra escala industrial.

DIFICULDADE BAIXA.

Laudos Técnicos Ambientais

Temos que pesquisar QUAIS seriam esses laudos e ver qual o porte de empreendimento que a gente consegue atender. Precisamos de um profissional pra assinar as ARTs, e ver se por acaso os laudos vinculam a ART por algum tempo (se vincular, da forma que licenciamento vincula, complica as coisas).

Acho interessante, mas na minha opinião vai ser mais difícil implementar. Ao meu ver a parte mais difícil vai ser achar o profissional que vai assinar por isso.

DIFICULDADE MÉDIA.

Estudo de Impacto de Vizinhança

Também nunca tinha ouvido falar disso, mas me vali do Google pra achar a definição "O EIV consiste, basicamente, num estudo detalhado dos impactos (efeitos positivos e negativos) que o empreendimento gera ao seu entorno, em razão de seu porte e/ou atividades que serão exercidas. Uma vez conhecidos os impactos, são traçadas as diretrizes que os atenuem, proporcionando melhores condições de habitabilidade, conforto e segurança à vizinhança. O EIV é, portanto, um procedimento prévio e obrigatório para se obter licenças ou autorizações para se construir, ampliar ou funcionar, para aqueles empreendimentos que a legislação determinar como obrigatório."

Bem. Acho muito interessante, mas precisamos saber mais a respeito: esse estudo é mais quantitativo ou qualitativo? Se precisar fazer 3456568 análises de água, solo e ar pra fazer isso, se torna um projeto complexo.

De acordo com o site que achei (link):

"O EIV deve contemplar todos os aspectos que o empreendimento gera na área onde será implantado e entorno, incluindo no estudo a análise e proposição de solução para: adensamento populacional; uso e a ocupação do solo; valorização imobiliária; áreas de interesse histórico, cultural, paisagístico e ambiental; equipamentos urbanos, incluindo consumo de água e de energia elétrica, bem como geração de resíduos sólidos, líquidos e efluentes de drenagem de águas pluviais; equipamentos comunitários, como os de saúde e educação; sistema de circulação e transportes, incluindo, entre outros, tráfego gerado, acessibilidade, estacionamento, carga e descarga, embarque e desembarque; poluição visual, sonora, atmosférica e hídrica; vibração; periculosidade; geração de resíduos sólidos; riscos ambientais; impacto socioeconômico na população residente ou atuante no entorno, e; impactos sobre a fauna e flora."


Isso já cairia, talvez, muito perto de um EIA/RIMA, se tornando um projeto enorme (o que não teria tanto problema) e multidisciplinar (que ferra a gente, porque coordenar com outras 3-4 EJs pra isso seria insanidade).

Eu posso estar exagerando/entendendo errado o que é o EIV, mas pelo que eu entendi agora, acho que é fora do nosso alcance.

DIFICULDADE ALTA.

Biodigestor

Confesso que não sei muito a respeito, mas sei de várias EJs (até fora da área ambiental) que fazem, e parece ser um projeto fácil de reproduzir. Então, com o conhecimento (diminuto) que tenho agora, eu falaria que é viável sim. Podemos inclusive ver se tem algum monitoramento que deve ser feito, pra levar em consideração na hora de vender o projeto.

DIFICULDADE BAIXA.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas Louzada

Lucas Louzada


Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/07/2018
Idade : 23
Localização : Rua Pedro Gomide Filho, 117, Clélia Bernandes, Viçosa

Revisão da Carta de Serviço  Empty
MensagemAssunto: Revisão da Carta de Serviço    Revisão da Carta de Serviço  EmptySex 25 Jan 2019, 14:06

Então, galera, como estou responsável pela revisão da carta de serviço, venho por meio deste post por em discussão esses novos projetos para adicionar em nossa carta. Os serviços abaixo vieram do levantamento e análise que realizei de 04 portfólios de trabalho de EJ's diferentes, todas na área de engenharia ambiental e, dessa forma, selecionei estes:


  • Análise de Solo


  • Captação de Água da Chuva


  • Análise Pluviométrica


  • Soluções em reaproveitamento e reuso da água


  • Laudos Técnicos Ambientais


  • Estudo de Impacto de Vizinhança


  • Biodigestor


Logo, peço que comentem o que acham de cada um, se é viável a implementação etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Revisão da Carta de Serviço  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão da Carta de Serviço    Revisão da Carta de Serviço  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Revisão da Carta de Serviço
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Interno :: MURAL :: Repasses para toda a Empresa :: Janeiro 2019-
Ir para: