Bom dia, amados!
O RPP já é bem conhecido por vocês, mas a Josi pontuou que não tinha nada a respeito no fórum (só uma postagem no projeto da CiaCar,
aqui, que ficou bem vaga.
Mas enfim. Concordei com a Josi sobre a necessidade de formalizar esse documento no fórum, de forma mais fácil de achar depois. Além disso, fazendo assim possibilita que a gente indique mudanças na estrutura do mesmo de forma mais simples e eficiente.
Acho que fica bem claro se fizer no estilo 5W2H (mas tirei o "onde" e o "quanto vai custar", porque são irrelevantes nesse caso).
Mas se quiser outra forma, escrevi um case a respeito, que está no Drive (AMBIENTAL JR. --> DEPARTAMENTO DE QUA --> GESTÃO DE CONHECIMENTO --> CASES --> CONCURSO EXTERNO DE CASES 2018 --> RPP E MANUAL DE PROJETOS - PRÁTICA INTERNA. Link.
Vamos lá, então!
O QUE?Registrar de forma fiel e detalhada a execução de projetos.
POR QUE?Gestão de conhecimento, aprender com nossos erros, e deixar um embasamento para os próximos membros que tiverem que executar um projeto assim.
QUANDO?Sempre que houver um projeto. É pra ser concluído após a entrega do projeto, mas é indicado que ele seja iniciado assim que o projeto for fechado, para melhor lembrar e descrever as dificuldades e empecilhos iniciais.
POR QUEM?A responsabilidade de redigir e arquivar o RPP é do gerente de projetos responsável pelo projeto em questão, mas a colaboração do GE como um todo é necessária para um bom relato.
COMO?Criando um documento compartilhado no Drive, seguindo o modelo (disponível aqui). A estrutura atual do RPP é:
- PROJETO/CLIENTE: Identificação do projeto e cliente, assim como links para orçamento, proposta, e contrato no Google Drive;
- PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Data de início e fim do projeto;
- GRUPO DE EXECUÇÃO: Membros envolvidos na execução, e seus respectivos departamentos;
- DOCENTE ORIENTADOR: Nome e departamento do docente orientador;
- PASSO-A-PASSO: Descrever, em tópicos e subtópicos, as ações do projeto;
- DIFICULDADES: Pontuar o que atrapalhou na execução do projeto, o que não deu certo, entre outros;
- OBSERVAÇÕES: Espaço para comentários - precificação inadequada, prazo curto, poucas pessoas para execução...
Os RPPs já confeccionados serão compilados numa pasta só AMBIENTAL JR. --> DEPARTAMENTO DE PRO --> RELATÓRIOS PÓS PROJETO (RPP). Link.
A pasta já está criada, mas eu estou pegando os docs, colocando em papel timbrado/fonte padrão, e colocando em pdf pra facilitar as coisas. Então ainda não tem nada lá. Mas terá!
Creio que seja isso. Josi, fique à vontade para complementar.